Radio Pirata (1986)

RADIO PIRATA
Sin “futuros hits” debajo de la manga para mantener la banda en alta, Poladian, músicos y la grabadora aprovechan las gravaciones “piratas” de los shows que reproducian en las FMs de todo el país y lanzan en mayo de 1986, un nuevo disco, con parte del registro de dos shows de la histórica gira
Luego despues de los shows en el“maracanãzinho”RPM anuncio un paso aun mas osado,su segundo disco seria grabado en vivo, durante presentaciones en el Palácio de las Convenciones en Anhembi(San Pablo).El productor seria Mazola, a mixado seria hecho en Los Angeles. Vale recordar que el show en el “Maracanãzinho”,en Rio de Janeiro, se lleno durante dos fines de semana seguidos, ultrapasando el record del lugar, antes en las manos del "rey" Roberto Carlos.
Grabado durante dos shows en”Palácio das Convenções do Anhembi,em los días 26 e 27 de mayo de 1986, el disco trajo casi las mismas músicas del primer disco, incluyendo "London London" y "Flores Astrais", uno de los sucesos de Caetano Veloso y de Ney Matogrosso respectivamente. Además de dos músicas inéditas: "Alvorada Voraz" (Paulo Ricardo/Luiz Schiavon/Paulo P.A. Pagni) y "Naja" (Paulo Ricardo/ Luiz Schiavon).
No dio otra, el mayor éxito de ventas de discos y shows . Resultado 3 millones de discos vendidos, 300 shows por todo o Brasil, un Globo Repórter solo de la banda, un fenómeno que transformaba en oro todo lo que tocaba. Un repertorio pop-rock muy bien concatenado y un show súper producido como nunca antes se había hecho en Brasil, el cuarteto generó una idolatría digna de los Beatles, con escenas de histeria explícitas en cada nueva presentación. Todas las músicas del disco tuvieron éxito, también las reagravadas de su primer disco como: "Revoluções Por Minuto", "Radio Pirata", "A Cruz e a Espada", "Olhar 43" y "Estação do Inferno".
En lo que respecta a la estructura que RPM tenía para los shows, era una de las mejores. Contando con 60 toneladas de sonido, 260 reflectores, varios cañones de luz y rayo láser y cerca de 200 personas trabajando a su alrededor sea en la parte técnica( luz y sonido),en la parte musical ,maquillaje ,prensa, escenario ,etc... La banda disponía de un ómnibus Diplomata, con televisión, vídeo, aparatos de música, heladera, una pequeña sala y bancos que se transformaban en camas. Ellos todavía contaban con un secretario, guardaespaldas y un camarero.
Después de esa locura de los shows, presentaciones la mayor banda de rock de Brasil, RPM resuelve darse un tiempo Radio Pirata es el mayor disco de la historia del rock brasilero y uno de los mejores en la historia del rock latinoamericano su record de ventas es solo comparables a bandas como los Stones, U2,Nirvana,etc,además mas de 3 millones de discos para una banda que solo era conocida en Brasil y Portugal no esta nada mal, en una época en que era mucho mas difícil acceder a reproductores de música(toca discos)que hoy,vale decir que esta cifra es alcanzada hoy por pocos ,mas allá del perjuicio que causa la piratería ,cuantos hoy en el rock Latinoamericano superan el millón de copias vendidas?.
Por si fuera poco después de su separacion este disco vendio en promedio mas de 50 mil copias por año,si a eso le agregamos su reedicion que tuvo en el 2002 ahora en CD seguramente este disco anda hoy tal vez por ronda de mas de 4 millones de copias vendidas,o mas.

Ficha Técnica

Título: Radio Pirata
Artista: RPM
Lanzamiento: junio de 1986
Grabadora: Epic/Sony
Producción: Mazola
Grabado:26 y 27 mayo 1986 Palacio das Convençoes do Anhembi
Mixado:Estudio 55 Los Ángeles C.A en junio 1986
Músicas:”Revoluçoes por Minuto”,”Alvorada Voraz”,”A Cruz e a Espada”,”Naja(instrumental)”,”Olhar43”,”Estaçao do Inferno”,”London London”,”Flores Astrais”,”Radio Pirata”

Letras

REVOLUÇÕES POR MINUTO
(Paulo Ricardo / Luiz Schiavon)

Sinais de vida no país vizinho
Eu já não ando mais sozinho
Toca o telefone chega um telegrama enfim
Ouvimos qualquer coisa de Brasília
Rumores falam em guerrilha
Foto no jornal, cadeia nacional
Viola o canto ingênuo do caboclo
Caiu o santo do pau oco
Foge pro riacho, foge que eu te acho sim
Fulano se atirou da ponte aérea
Não agüentou fila de espera
Apertar os cintos, preparar pra descolar
Nos chegam gritos da ilha do Norte
Ensaios pra dança da morte
Tem disco pirata, tem video cassete até
Agora a China bebe coca-cola
Aqui na esquina cheiram cola
Biodegradante, aromatizante, tem

ALVORADA VORAZ
( Luiz Schiavon / Paulo Ricardo / Paulo (P.A.) Pagni)

Na virada do século
Alvorada voraz
Nos aguardam exércitos
Que nos guardam da paz (que paz?)
A face do mal, um grito de horror
Um fato normal, um êxtase de dor
E medo de tudo
Medo do nada
Medo da vida
Assim, engatilhada
Fardas e força
Forjam as armações
Farsas e jogos
Armas de fogo
Um corte exposto
Em seu rosto, amor, e eu
Nesse mundo assim
Vendo esse filme passar
Assistindo ao fim
Vendo o meu tempo passar
Apocalipticamente
Como num clip de ação
Um clic seco, um revólver
Aponta em meu coração
O caso Morel
O crime da mala
Coroa Brastel
O escandalo das joias
E um contrabando,
E um bando de gente importante envolvida
E juram que não
Corrompem ninguém
Agem assim
Pro seu próprio bem
São tão legais
Foras-da-lei
Pensam que sabem de tudo
O que eu não sei, eu sei!

A CRUZ E A ESPADA
(Paulo Ricardo / Luiz Schiavon)

Havia um tempo em que eu vivia
Um sentimento quase infantil
Havia o medo e a timidez
Todo um lado que você nunca viu
E agora eu vejo aquele beijo
Era mesmo o fim
Era o começo
E o meu desejo
Se perdeu de mim
E agora ando correndo tanto
Procurando aquele novo lugar
Aquela festa, o que me resta
Encontrar alguém legal prá ficar
E agora eu vejo aquele beijo
Era mesmo o fim
Era o começo
E o meu desejo
Se perdeu de mim
E agora é tarde, acordo tarde
Do meu lado alguém que eu não conhecia
Outra criança adulterada
Pelos anos que a pintura escondia
E agora eu vejo aquele beijo
Era mesmo o fim
Era o começo
E o meu desejo
Se perdeu de mim
E nunca mais, nunca mais

Naja(Paulo Ricardo/Luiz Schiavon)

OLHAR 43
(Paulo Ricardo / Luiz Schiavon)

Seu corpo é fruto proibido, é a chave de todo o pecado e dá libido
E prum garoto introvertido, como eu, é a pura perdição
É um lago negro, o seu olhar, é água turva de beber, se envenenar
Nas suas curvas derrapar, sair da estrada, morrer no mar (no mar)
É perigoso o seu sorriso, é um sorriso assim jocoso, impreciso
Diria misterioso, indecifrável, riso de mulher
Não sei se é caça ou caçadora, se é Diana ou Afrodite, ou se é Brigite
Stephanie de Mônaco aqui estou inteiro ao seu dispor (princesa)
Pobre de mim, invento rimas assim prá você
E um outro vem em cima e você nem prá me escutar
Pois acabou não vou rimar porra nenhuma, agora vai, como sair
Que eu já não quero nem saber se vai caber, ou vão me censurar (será?)
E prá você eu deixo apenas, o meu olhar 43, aquele assim
Meio de lado, já saindo, indo embora, louco por vocês (gracinhas)
Que desperdício!
Tesão!

Estação no Inferno ****
(Paulo Ricardo/Luiz Schiavon)

Luz de velas nos castiçais
iluminam tempos atrás
O passado é uma ilusão
Seu retrato acusação
Outro inverno gela em meu coração
Neste inferno é sempre a mesma estação
Outro inverno gela em meu coração
Neste inferno é sempre a mesma estação
Vento frio vem me chamar
Me arrepio só de pensar
Num futuro escuro e só
Inseguro voltando ao pó
No silêncio escuto a voz
São demônios ou somos nós
Sem juízo , sem salvação
Exorcizo sua aparição

LONDON, LONDON
(Caetano Veloso)

I'm wandering round and round, nowhere to go
I'm lonely in London London, is lovely so
I cross the streets without fear
Everbody keeps the way clear
I know I know no one here to say hello
I know they keep the way clear
I'm lonely in London without fear
I'm wandering round and round here
Nowhere to go
While my eyes
Go looking for flying sources in the sky
But my eyes
Go looking for flying sources in the sky
Oh Sunday Monday, autumn pass by me
And people hurry on so peacefully
A group aproaches the policemen
And he seems so pleased to please them
It's good to live at least, and I agree
He seems so pleased at least
And it's so good to live in peace
And Sunday, Monday, years, and I agree
While my eyes
Go looking for flying sources in the sky
But my eyes
Go looking for flying sources in the sky
I choose no face to look at, choose no way
I just happen to be here and it's ok
Green grass, blue eyes, grey sky
God bless
Silent pain and hapiness
I came around to say yes, and I say
While my eyes
Go looking for flying sources in the sky
But my eyes
Go looking for flying sources in the sky

Flores Astrais

Um grito de estrela
Vem do infinito
E um bando de luz
Repete o grito
Todas as cores e outra mais
Procriam flores Astrais
O verme passeia na lua cheia
O verme passeia na lua cheia
O verme passeia na lua cheia
O verme passeia na lua cheia

RÁDIO PIRATA
(Luiz Schiavon / Paulo Ricardo)

Abordar navios mercantes
Invadir, pilhar, tomar o que é nosso
Pirataria nas ondas do rádio
Havia alguma coisa errada com o rei
Preparar a nossa invasão
E fazer justiça com as próprias mãos
Dinamitar um paiol de bobagens e navegar o mar da tranquilidade
Toquem o meu coração, façam a revolução
Está no ar nas ondas do rádio
No submundo repousa o repúdio
E deve despertar
Disputar em cada frequência
Um espaço nosso nessa decadência
Canções de guerra, quem sabe canções do mar
Canções de amor ao que vai vingar
Toquem o meu coração, façam a revolução
Está no ar nas ondas do rádio
No underground repousa o repúdio e deve despertar oh

No hay comentarios:

Pages